sábado, 8 de dezembro de 2007

Terra Modena 198


A paixão dos italianos por motores é notória. Ferrari, Vespa, Maserati, Lamborghini, Alfa Romeo, Ducati... Nomes italianos que povoam o imaginário dos apaixonados por carros e motos em todo o mundo. O último resultado dessa paixão é a motocicleta Terra Modena 198.

A Terra Modena 198 traz no nome sua origem, a província de Modena, também casa da Ferrari. Não por acaso. A I-TEA (Iniziative Tecnologiche Applicate), empresa que projetou e fabrica a 198, foi criada por homens da “escola” Ferrari. Seu fundador é Dario Calzavara que, com Pietro Ferrari, filho de Enzo Ferrari, trabalhou na escuderia da marca na Fórmula 1 no início dos anos 80.

Coração Ferrari

A parceria entre Calzavara e Piero pode ser vista na Terra Modena 198. A empresa HPE (High Performance Engineering), de propriedade de Enzo, é a responsável pela fabricação do motor da 198: um monocilíndrico de exatos 449,6 cm³, bastante moderno. De onde vem também o nome da moto: 1 de um cilindro e 98 de seu diâmetro.

Para criar esse “coração Ferrari”, Piero usou seu know-how na preparação de motores das Ducati de competição e de Fórmula 1. O propulsor traz dois eixos de comando no cabeçote para controlar a abertura das quatro válvulas feitas em titânio. Outro destaque fica por conta do virabrequim, especialmente desenhado para conter as vibrações excessivas, comuns em motores dessa arquitetura. Pistão forjado em alumínio, camisa com revestimento especial e outras tecnologias de ponta completam a receita desse motor Ferrari para motos. Sem falar na cor vermelha de todo o seu corpo.

Outro objetivo do projeto era criar uma transmissão primária suave. Para isso, a Terra Modena desenvolveu as engrenagens do câmbio em parceria com a Schaffhausen, fabricante suíça dos relógios IWC. Tudo para que as trocas das seis marchas sejam suaves e, acima de tudo, precisas.

Para alimentar esse coração Ferrari um sistema de injeção eletrônica de combustível com corpos injetores de 48 mm de diâmetro. A central eletrônica ainda controla a ignição e o motor de partida elétrico. Claro que os números de desempenho, como potência e torque, assim como outros segredos do propulsor, não foram revelados pelos experientes fabricantes.

O que há de melhor

Como se não bastasse estar equipada com um motor com a grife Ferrari, a Terra Modena 198 traz ainda o que há de melhor na indústria de duas rodas. As suspensões são da marca sueca Öhlins: garfo telescópico invertido totalmente ajustável na dianteira; e balança oscilante com um único conjunto mola-amortecedor de 46 mm a gás na traseira.

As rodas também são de grife, da marca italiana Marchesini, em liga de alumínio. Ambas de 17”, elas são calçadas com pneus Dunlop Sportmax D 270 de alta performance nas medidas 120/70 na dianteira e 160/60 na traseira.

Os freios da marca Brembo também não ficam atrás. Na dianteira, uma configuração digna de uma superesportiva de 1.000 cm³: disco flutuante de 320 mm de diâmetro com pinça de quatro pistões fixada radialmente. Na traseira, disco fixo de 220 mm e pinça simples flutuante.

Sustentando o motor “Ferrari” e essa tecnologia de ponta da indústria motociclística um quadro feito em alumino aeronáutico de dupla trave perimetral, com seção elíptica e um berço inferior separado para facilitar a montagem do motor. Tudo para manter a Terra Modena 198 na sua trajetória mesmo em altas velocidades.

Mas quão rápido pode chegar essa moto? Ainda não se sabe. Apresentada no último Salão de Milão, a Terra Modena 198 deve começar a ser vendida nesse primeiro semestre na Europa e ainda não foi testada pela mídia especializada. Especula-se que o preço dessa obra-de-arte em duas rodas deve girar em torno de 20.000 euros, cerca de R$ 60.000.

O que se sabe é que com tudo que a Terra Modena 198 traz, desde seu motor Ferrari até suas rodas, são o que há de melhor na indústria de duas rodas. E só vai contribuir para que mais esse nome italiano entre para a galeria dos sonhos dos apaixonados por motos.

0 comentários:

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008