segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Porsche Panamera




(07-01-08) - O primeiro Porsche com quatro portas da história, o Panamera, chega em 2009. O que vocês ainda não sabiam é que o novo modelo da marca, inovador sob diversos aspectos, trará também um conjunto motriz híbrido, com motor a combustão combinado a um elétrico, para menores emissões com a manutenção do desempenho que caracteriza estes automóveis de Stuttgart.

Chamado de híbrido paralelo, o sistema poderá funcionar só com o motor elétrico, só com o movido a gasolina ou com os dois ao mesmo tempo. A Porsche alega que ele será capaz de números de consumo da ordem de mais de 11 km/l, uma proeza para esse Gran Turismo de primeira grandeza.

A marca alemã não comenta, mas sua decisão de criar um GT híbrido deve ter sido reforçada pela ameaça oferecida pelo Fisker, que será totalmente elétrico e ainda promete desempenho de esportivo. Em tempos de preocupação ambiental, fica bonito oferecer um modelo pouco poluente que não abra mão da performance.

Seguindo o exemplo do Mercedes-Benz CLS, o Panamera terá uma carroceria mais puxada para o estilo de um cupê, ainda que conte com quatro portas. Ele vai oferecer espaço para quatro ocupantes, com bancos individuais na traseira e um belo porta-malas, capaz de levar cerca de 450 l de bagagem. No caso do modelo híbrido, o conjunto de baterias do Panamera ficará na traseira do veículo, o que pode roubar um pouco do espaço destinado a malas, mas ainda é cedo para especular. A marca não se pronunciou sobre isso, nem sobre a potência do modelo híbrido.

Sabemos pela Automedia, entretanto, que ele terá três opções de motores, começando por um seis-cilindros de 3,5 litros de cerca de 300 cv fornecido pela Volkswagen. Os outros serão modelos de oito cilindros em “V”, respectivamente com 350 cv e 560 cv (biturbo). Os fãs devem estranhar a falta do motor boxer de seis cilindros, como é tradicional na Porsche, mas os modelos novos da marca parecem ter abandonado essa configuração, assim como a posição de instalação, na traseira. O Panamera terá motor dianteiro central.

A apresentação oficial do cupê de quatro portas da Porsche será no Salão de Genebra do ano que vem, em março de 2009, e a expectativa de vendas do Panamera gira em 100 mil unidades por ano em todo o mundo. Como a marca é de nicho, o Panamera pode se tornar o primeiro modelo híbrido a ser vendido no Brasil. É esperar para ver.

0 comentários:

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008