sábado, 8 de dezembro de 2007

Quadriciclo Yamaha YFM 350R


O mercado off-road vem conquistando cada vez mais adeptos e atraindo investimentos por parte das fabricantes e importadores instalados no país, além dos fabricantes de equipamento de segurança. No segmento dedicado aos quadriciclos, Honda, Yamaha, Polaris e Bombardier não podem se queixar de dos resultados obtidos ano passado. A Sundonw, por exemplo, já estuda lançar seu primeiro veículo aventureiro de quatro rodas. Já a Yamaha, segunda maior marca de motos no Brasil, vende oito modelos de ATVs, sigla em inglês para All-Terrain Vehicles (Veículos Todo Terreno). No balanço de 2006, a multinacional japonesa comercializou cerca de 500 quads - desde o YFM 80 (ideal para iniciantes) até o YFM 700, um esportivo “puro-sangue”. O destaque desta família é o versátil YFM 350R, um esportivo de média cilindrada que oferece muita emoção ao piloto e custa US$ 8.589.

Prova do potencial do mercado para os ATVs são os crescentes números de venda no Brasil. Em 2004, a Yamaha, por exemplo, vendeu 52 unidades; em 2005 o número dobrou: foi para 107. A previsão da empresa para este ano é bastante otimista: mil unidades. “O quadriciclo veio para incrementar o mercado de lazer. Esta cultura de turismo de aventura vem numa crescente e o ATV é peça fundamental para bons e inesquecíveis passeios”, explica Alessandro Medeiros, coordenador de negócios do departamento de ATV da Yamaha, afirmando ainda que no primeiro semestre chegará o YFM 700 Grizzly (modelo utilitário). Só para comparar, o mercado norte-americano de quadriciclos é composto por uma frota de mais de 1 milhão de ATVs.

Alma esportiva

O Yamaha YFM 350R é um quadriciclo esportivo com tração 4x2, equipado com um motor de 348 cm³, quatro tempos, que oferece, segundo a fabricante, bom torque e potência, principalmente em altas rotações. Com partida elétrica e câmbio de seis velocidades (mais marcha ré, que é muito útil para manobras em locais apertados), o YFM 350R tem trocas de marchas suaves e esbanja agilidade.

Pesando apenas 170 kg, o quad de média cilindrada da Yamaha oferece um bom desempenho e dirigibilidade, transformando o passeio – seja por trilhas fechadas, estradas de terra ou deslocamento pela areia – em pura diversão. Já o conjunto de suspensão do YFM 350R é bastante firme. Na dianteira, trapézio independente com amortecedor de 230,5 mm de curso. Na traseira, amortecedor único com regulagens. O modelo Yamaha conta ainda com freio de disco com acionamento hidráulico em cada roda e pneus de 21” na dianteira e 20” nas rodas traseiras. A ação conjunta da suspensão, freios e pneus garante maior segurança e conforto nas manobras. Enfim, um brinquedinho que topa qualquer aventura.

0 comentários:

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008