sábado, 8 de dezembro de 2007

Honda NXR 150 Bros


Com 91.290 unidades comercializadas em 2006, a Honda NXR 150 Bros é a quinta moto mais vendida no País. O modelo on/off-road só perde para a CG 150 Titan, CG 125 Fan, Biz 125 e Yamaha YBR 125. A linha 2007 recebeu a cor branca, além das tonalidades vermelha e preta, e grafismos estilizados, deixando o modelo muito parecido com as motos de competição da marca.

Como principais características, a NXR 150 Bros oferece conforto e muita agilidade para enfrentar, com desenvoltura, o trânsito carregado e o asfalto irregular dos centros urbanos. Porém a Bros está mais para uma motard do que para uma off-road. A tendência fica evidente pela adoção da roda aro 19 e do pneu Pirelli MT 60. As autênticas fora-de-estrada usam rodas aro 21, como sua principal concorrente, a Yamaha XTZ 125 (leia aqui a avaliação desta moto).

A líder de vendas do segmento on/off-road foi lançada em 2003, com duas opções de motorização - 125 cm³ e 150 cm³. Há pouco mais de um ano, a Bros adotou o mesmo propulsor que equipa a CG 150 Titan. Ou seja, um monociclíndrico, OHC (Over Head Camshaft) de 14 cv, que conta com balancins roletados. Com 149,2 cm3, o motor oferece ao piloto respostas rápidas e bom torque em baixas e médias rotações. Sem falar na baixa manutenção e na economia de combustível. Outro ponto que merece destaque é o sistema de transmissão de cinco velocidades. O câmbio é preciso e as passagens de marcha são bastante suaves.

A versão avaliada - ESD - conta ainda com freio a disco de 240 mm de diâmetro na dianteira. De acionamento hidráulico e cáliper de duplo pistão, o sistema é bastante eficiente. Mas muita atenção nas freadas mais bruscas: a suspensão dianteira de longo curso tende a “mergulhar”. Por isso, distribuía a frenagem em ambas as rodas. Na parte traseira, o destaque fica para a suspensão monoamortecida, que absorve bem as imperfeições do terreno.

No item conforto, além da partida elétrica, o banco em dois níveis – largo e comprido – tem espuma de boa densidade, além de contar com alça de quatro pontos de fixação para transportar bagagem ou pequenos objetos. Já o painel é simples, traz apenas informações indispensáveis: velocímetro, hodômetro total e parcial e luzes indicadoras do neutro, piscas e farol alto. Nos comandos, porém, faltou o lampejador do farol alto, no punho esquerdo.

Como item de segurança, a NXR 150 Bros está equipada com o sistema de proteção, batizado de “shutter key”, que nada mais é do que um bloqueador de acesso a ignição, com chave sextavada e com codificação magnética. O conjunto conta ainda com o “comb-lock” (trava do guidão associada à ignição) e a chave de ignição com mais combinações de segredos.

A Honda vende três versões da NXR 150 Bros – KS, com partida a pedal e freio a tambor; a ES, com partida elétrica e freio a tambor; e a top da linha, a ESD, com partida elétrica e freio a disco. O preço dos modelos varia entre R$ 6.997,00 (KS) e R$ 8.038,00 (ESD).

Falando em conforto e segurança, todas as motos que saem da linha de produção deveriam trazer, de série, partida elétrica e freio a disco na roda dianteira. Neste quesito, ponto para a concorrência, já que a Yamaha XTZ 125, opção de compra na categoria, traz freio a disco em suas duas versões.

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