sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

BMW M3 Sedan


Em 29 de agosto deste ano, o WebMotors trouxe um flagrante exclusivo do novíssimo BMW M3 Sedan, a versão quatro portas do carro mais esportivo da Série 3, campeã de vendas da marca da Baviera.

Depois de 13 anos, o M3 Sedan, que surgiu em 1994 e não é mais oferecido, reestréia no mercado em grande estilo. Além de voltar a oferecer a opção de quatro portas, a BMW pela primeira vez equipa seu esportivo de entrada com motor V8, tanto na versão sedã quanto na cupê. Aliás, que belo V8: 4 litros com 420 cv e mais de 40 kgm de torque a 3.900 rpm, contra um motor de seis cilindros em linha e 3 litros, com 296 cv, do sedã 1995.

Com a carroceria de quatro portas, o M3 fica apenas 0,1 s mais lento que o cupê, atingindo os 100 km/h em meros 4,7 s. A máxima, como sempre, é limitada a 250 km/h. A transmissão do novo carro se dá por meio de uma caixa manual robotizada de seis marchas, com diferencial variável, para o máximo de tração nas arrancadas.

Por conta do programa EfficientDynamics, que equipa todos os novos modelos da marca, como o BMW Série 1 Conversível, o M3 Sedan procura tirar o melhor proveito da energia gerada pelo motor, da maneira mais racional possível. Um dos dispositvos deste sistema, o Brake Energy Regeneration, reaproveita a energia normalmente seria desperdiçada pela frenagem, em forma de calor, e a utiliza para recarregar baterias.

Outra das formas de tornar o carro mais econômico foi a redução de peso. Assim, o M3 Sedan não traz teto em fibra de carbono, como a versão cupê, mas o motor de ambos pesa meros 202 kg, muito pouco, considerando seu tamanho. Isso é 15 kg menos do que o motor de seis cilindros em linha do modelo anterior do esportivo.

Além de mais forte, o novo M3 é extremamente voltado àqueles que, mais do que um esportivo, querem a real sensação de um carro de corrida, com ajustes especiais para cada tipo de pista. Tanto que ele oferece controle eletrônico de dureza de suspensão (Normal, Confortável e Esportiva), três ajustes do controle de tração e três mapas de gerenciamento do motor. Como todos estes ajustes podem ser memorizados, o carro pode se transformar, ao toque de um botão, de um sedã familiar, ainda que com toda a identidade visual da família M, a um esportivo no real sentido da palavra.

Ainda não foram divulgados valores nem datas de vendas deste novo supercarro, nem lá fora nem no Brasil, mas 2008 deve ser o ano da chegada do M3 Sedan. Eis aí uma opção interessante para quem precisa ter um carro confortável e voltado para a família, mas ainda capaz de proporcionar a satisfação de ter um veículo que faça o que seu motorista quiser.

0 comentários:

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008