sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

BMW Concept tii


Antes do lançamento do BMW Série 1 Coupé, já dizíamos nas fotos de segredo do carro: ele nasceu para resgatar a leveza esportiva da marca da Baviera. Conhecida por carros de dirigibilidade impecável, a BMW começava a sofrer críticas por “engordar”. Até seu modelo três-volumes mais leve, o BMW Série 3, já vinha sendo considerado pesado para os fãs de uma condução mais esportiva, mesmo que conte com um fantástico motor de 306 cv, como é o caso do modelo 335i. Com o Concept tii, a marca confirma essas informações e homenageia um de seus modelos mais festejados, o 2002 tii.

Este modelo tem uma memória tão feliz para a fabricante alemã que foi até objeto de uma demonstração singular: um 2002 tii foi inteiramente reconstruído apenas com peças de reposição que a BMW mantém em linha, mesmo para seus veículos mais antigos. Respeito pela própria história é assim.

Voltando ao Concept tii, a BMW se estende sobre todos os detalhes esportivos de seu novo conceito, menos o principal: o motor. É bem possível que, com uma carroceria tão voltada ao desempenho, com partes de plástico reforçado com fibra de carbono por todos os lados, o motor não pudesse ser menor que o que equipa o 335i, um belíssimo seis-cilindros em linha biturbo, que, como já dissemos, tem 306 cv. Mas isso é especulação nossa.

A explicação, como costuma acontecer nestes casos, é simples: a marca fica em silêncio para despistar a concorrência. Basta ver como a Volkswagen é prolixa quando fala do estilo do up! e de sua versão de quatro portas, o space up! e econômica quando chega a hora de falar o que realmente interessa, como motorização, espaço interno, economia etc.

O up! vem sendo considerado o Fusca do século XXI. Pelo menos na Europa, onde seu preço não deve atrapalhar as vendas. Sim, vendas, porque, por mais que a marca de Wolfsburg trate os carros como conceitos, é certo que eles serão produzidos em série. O mesmo destino deve estar reservado ao Série 1 tii.

Como o carro será de alto desempenho, tem duas opções de motor que podem ser usadas: o movido a gasolina do 135i, que no cupê rende 310 cv, e um a diesel de quatro cilindros e 1.995 cm³ que, além de econômico, faz bonito no desempenho. Com 180 cv, sua máxima de é de 222 km/h e o 0 a 100 km/h é de 8,1 s. Isso no Série 1 normal, mais pesado. Imagine como esse tempo pode demorar num tii...

Tudo o mais que a empresa divulga a respeito do carro é perfumaria. Ele tem muitos componentes feitos de plástico reforçado com fibra de carbono, como o capô, as capas dos retrovisores e algumas outras estruturas. Também recebe pintura típica de modelos de competição, bancos-concha, acabamento em Alcântara preto, rodas de liga-leve de aro 18” e outras delicadezas. Esperemos as informações que realmente interessam para quando o carro chegar à linha de produção.

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