quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Toyota Supra

Este é sem dúvida alguma o melhor projecto tuning Português que surgiu este ano. Este projecto iniciou-se em 2005, mas o gosto e paixão que o Batmax tem pelo Toyota Supra já vem de há longos anos. Este super-desportivo é sem dúvida alguma uma excelente base para o tuning, mas normalmente estávamos habituados a ver boas preparações provenientes dos EUA e Japão. Esta preparação não fica nada a dever a essas e tem a particularidade de ainda poder evoluir bastante, principalmente mecanicamente.

Ainda que numa cor discreta mas muito bonita, o trabalho que a Auto Design Tuning de Ílhavo realizou com o kit de carroçaria é notável. Os pára-choques integram-se perfeitamente no design do carro, com as aberturas para intercooler e travões no frontal. Estes adaptam-se ao alargamento de 7cm para cada lado na traseira, e de 2cm na frente. O alargamento foi feito de raíz pela Auto Desing, assim como as embaladeiras. Este kit já está a ser comercializado pela empresa Auto Design, que tem bastante experiência neste tipo de transformações e criações.

A escolha das jantes de 18’’ não poderia ter sido melhor. Este modelo da Blitz é bastante popular no estrangeiro e encaixam perfeitamente no design do Supra. Os pneus usados são na medida 245/40 R18 no eixo frontal e 275/35 R18 no eixo traseiro.

Outros detalhes completam o exterior, tal como o tampão de gasolina Sparco, as ópticas e farolins de uma versão mais recente. Note-se que o capot e o aileron são os de origem.



Um carro deste tipo já é bastante eficiente dinamicamente para suportar as velocidades para que foi dimensionado. No entanto ao nível do chassis foi melhorado com o Eibach Pró Kit, barras estabilizadoras TRD e amortecedores Kyb AGX. O poder de travagem foi melhorado com recurso a discos Rotora e tubos de malha de aço Goodridge.

O motor Twin Turbo é muito potente mas poderá ainda haver uma conversão no futuro para um kit com um único turbo que produzirá uma potência maior. O imponente intercooler que ocupa a parte frontal é da Greedy, outro gigante na preparação deste tipo de motores e que produz com componentes de elevada qualidade. O sistema de escape também foi alterado, tendo agora 80mm de diâmetro e onde o catalisador também suprimido.

A limitação de velocidade máxima também foi retirada. Mas muitos outros componentes foram alterados no motor, cuja potência ronda os 500cv, podendo-se por ex até do interior ver dados de potência, acelaração e muito mais com recurso ao Blitz Power Meter I-D 3. Apenas para referência, a caixa deste modelo é automática.

O interior é muito envolvente, com todos os comandos virados para o condutor ou piloto, segundo o ponto de vista. Mas o que se destaca é a excelente combinação entre a pele preta e o carbono. Manómetros são 7 e estão colocados no interior e indicam deste a pressão do turbo, pressão de óleo, mistura, etc, sem falar nos dispositivos Blitz que dão ainda mais informação ao condutor sobre o funcionamento do carro.



Mas as alterações e a qualidade das mesmas estendem-se ainda à componente de car-áudio, preparada para concorrer na vertente de Sound Quality. Os componentes estão muito bem colocados, sempre que o espaço diminuto dos dois lugares frontais, o permitem. A mala tem uma estética muito bem conseguida, com os dois subwoofers e três amlificadores muito bem colocados esteticamente e mais uma vez com o recurso ao carbono para complemento.

Em jeito de conclusão, resta-me dar os parabéns ao Batmax pelo empenho e resultado conseguido neste projecto tuning. O carro é uma excelente base e todas as alterações foram muito bem conseguidas. Acredito que para muitos o carro devesse ter outra cor ou ter a carroçaria decorada de vinyl, mas na minha opinião está muito melhor assim. O impacto causado pelo Supra nos últimos eventos em que estive presente foi grande. Certamente que continuaremos a ver este carro nos grandes eventos tuning, eventualmente com mais alterações.


0 comentários:

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008